19 deputados baianos assinam criação de CPI que pode por fim na Lava Jato

0

Pelo menos 190 deputados federais assinaram o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar delações na Operação Lava Jato e em outras operações. Na lista, aparecem 19 deputados baianos.

Os baianos que assinaram foram: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Bacelar (Podemos), Bebeto (PSB), Cacá Leão (PP), Caetano (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (DEM), Félix Mendonça Júnior (PDT), Fernando Torres (PSD), João Carlos Bacelar (PR), Jorge Solla (PT), José Nunes, José Rocha (PR), Lúcio Vieira Lima (MDB), Mário Negromonte Júnior (PP), Nelson Pelegrino (PT), Roberto Britto (PP) e Valmir Assunção (PT).

Segundo site O Antagonista, os autores do requerimento são: Paulo Pimenta (PT), Baleia Rossi (MDB), Arthur Lira (PP), Júlio Delgado (PSB), André Figueiredo (PDT), Orlando Silva (PCdoB), Chico Alencar (PSOL), Weverton Rocha (PDT), José Guimarães (PT), Afonso Florence (PT), Carlos Zarattini (PT), Hildo Rocha (MDB), Chico D’Angelo (PDT), José Rocha (PR) e Beto Mansur (MDB).

Após a repercussão da lista, os parlamentares Alceu Moreira (MDB) e Marcelo Delaroli (PR) anunciaram que vão retirar seus nomes do requerimento.

Segundo a colunista Rosane de Oliveira, do Zero Hora, com exceção do PT, que apoia a CPI com a convicção de que a Lava-Jato é seletiva, nos outros partidos a gritaria é geral: ninguém assume que assinou um pedido para investigar a operação. Como o cabeçalho é impreciso, a maioria não percebeu o que estava assinando. Se tivessem lido a justificativa do autor, Paulo Pimenta, teriam percebido que o alvo real, é o juiz Sergio Moro.

Para publicação, Pimenta disse que o objetivo é debater, investigar irregularidades na obtenção de delações e propor, se necessário, mudanças na lei. “É um exagero dizer que pode ser o fim da Lava-Jato, a não ser que fiquem comprovados crimes e ilegalidades”.

Na prática, espera-se que a CPI não seja instalada porque depende de decisão unilateral do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

SHARE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui