Candeias: Museu do município será revitalizado

0

Museu_WandeleyFoto: Reprodução

Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, localizado na cidade de Candeias, receberá obras de recuperação do conjunto arquitetônico e a requalificação de seus espaços expositivos e administrativos. A unidade, que é administrada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado, será contemplada com recursos do Projeto de Qualificação da Baía de Todos-os-Santos.

Além da recuperação do conjunto, cujo suas obras de estabilização foram concluídas em 2010, estão previstas no projeto a instalação de equipamentos de produção e serviços, no entorno, como a olaria, o alambique, casa de farinha, centro de artesanato, horto de flores tropicais, restaurante e cafeteria. Segundo a coordenadora do museu, Maria de Fátima dos Santos, o objetivo do projeto é “a sustentabilidade do museu e o desenvolvimento econômico e social das comunidades de Caboto, Passé e Ilha de Maré”.

No total, serão investidos R$ 16 milhões, destinados ao projeto de Implantação do Parque do Engenho Freguesia. O Museu foi erguido no século XVI, à margem da Baía de Todos-os-Santos, em Caboto e transformado em museu casa em 1971 devido ao seu valor histórico e a sua importância para a região do Recôncavo Baiano. O casarão foi alvo das invasões holandesas, em 1624, e vivenciou momentos de apogeu na produção de açúcar até a segunda metade do século XIX. Fonte: Ibahia.

SHARE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui