Chegou a hora da festa! Tudo o que você precisa saber para curtir os 470 anos de Salvador

0

Por mais que a data se repita há 470 anos, o aniversário de Salvador, em 29 de março, inspira sempre mais. Mais velha, a primeira capital segue a tendência de infundir cultura e faz valer o título de cidade da música em todas as suas celebrações.

Tanto é que o ‘parabéns’ será estendido até o próximo domingo (31), com o Festival da Cidade. O CORREIO preparou um guia para que os convidados da festa possam se locomover e curtir os shows dos anfitriões da casa: Ivete Sangalo, Saulo, Daniela Mercury, Léo Santana, entre outros. Os órgãos municipais de trânsito e mobilidade divulgaram o esquema montado para facilitar o acesso do público aos locais dos shows – Barra, Rio Vermelho, Cajazeiras e Periperi.

Confira aqui a programação completa do Festival da Cidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), algumas linhas de ônibus terão horário prolongado até a madrugada e coletivos extras serão ofertados até o próximo domingo (31). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) também já anunciou as intervenções que serão realizadas, como barreiras fixas e móveis, que serão instaladas no entorno do evento (confira abaixo).

Prefeito projeta grande evento: ‘Vamos comemorar em grande estilo’  (Foto: Betto Jr/CORREIO)

De acordo com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), a casa está pronta para o Festival da Cidade, que, além de música, tem ainda uma programação culturalque envolve desde a arte de rua, como o grafite, até espetáculos teatrais de sucesso, a exemplo da peça Compadre de Ogum.

“De um lado, comemoramos com R$ 850 milhões de investimentos, mas, de outro, com o que a gente sabe fazer de melhor: celebrar nossa cultura, nossa arte, nossa música. No Farol da Barra, tem uma apresentação de carácter internacional, mas em Cajazeiras, no Subúrbio e Rio Vermelho, também tem festa. Vamos comemorar os 470 anos de Salvador em grande estilo, essa é a minha esperança”, disse Neto.

Público
A expectativa é a melhor também para quem vai curtir o Festival. De Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, até a capital são cerca de nove horas de ônibus, mas a estudante Brenda Paula Góes, 25 anos, jura que cada minutinho da viagem vai valer a pena amanhã, quando vai até o Farol da Barra assitir à apresentação do ídolo, Saulo.

“Eu tive que me programar em cima da hora, não imaginei que teria um novo show pouco depois do Carnaval. Acabei de voltar de férias, mas consegui a folga na sexta. Saio do trabalho e vou direto pra rodoviária, já acordo em Salvador, essa cidade linda que merece toda festa do mundo”, disse.

Para quem está preocupado com a chuva, calma. Não há previsão de temporal para amanhã. No sábado (30), apesar de nuvens e tempo nublado na maior parte do dia, só deve chover à noite. Já no domingo, o sol deve dar o ar da graça, mas sempre acompanhado de nuvens. A previsão é de que a chuva caia a qualquer momento, então é bom não esquecer capa ou guarda-chuva.

A chuva, aliás, não é empecilho para os fãs de Léo Santana. A presidente do Fã Clube Família LS, Pink Souza, disse que o grupo vai, em peso, a Cajazeiras.

“Tem tempo ruim nenhum. Onde ele está, nós estamos. Carnaval passou, já tá todo mundo morrendo de saudade e é certo que estaremos lá com faixa e tudo”, garantiu.

A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde informaram que divulgarão, em breve, informações sobre efetivo e pontos de assistência à população.

Shows (veja programação completa abaixo)

  • 29 de março (sexta-feira)

19h Concerto com Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Magary Lord, Márcia Freire, Carla Cristina e Márcia Short – Farol da Barra
19h Hiago Danadinho, Léo Santana e Deny Dennan –  Campo da Pronaica, Cajazeiras X

  • 30 de março (sábado)

19h Sempre Novos e Baianos (Paulinho Boca e Moraes Moreira) e Márcio Mello – Largo da Mariquita, Rio Vermelho
19h Bell Marques e Solange Almeida – Praça da Revolução, Periperi

  • 31 de março (domingo)

15h Ivete Sangalo e apresentação dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê – Saída do Clube Espanhol e chegada no Farol da Barra

Trânsito, locomoção e transporte 

* Linhas de ônibus (29/3)
Ônibus que têm a Barra e Estação da Lapa como destino terão o atendimento prolongado até 1h de sábado (30). Na sexta-feira (29), quem for curtir no bairro de Cajazeiras contará com nove coletivos da frota reguladora, sendo seis para Estação Pirajá e três para a Estação Mussurunga, das 18h às 1h30 de sábado (30).
Pirajá – Barra;
Paripe – Barra;
Mirante de Periperi – Ondina;
Pituba – Campo – Campo Grande R2;
Praia do Flamengo – Campo Grande;
Aeroporto – Campo Grande;
Duque de Caxias-Barra;
IAPI – Barra;
Rio das Pedras – Campo Grande R2;
Santa Cruz – Campo Grande R2;
Tancredo Neves – Barra;
Pernambués – Barra;
Narandiba/Doron – Barra R2;
N. Brasilia/Jd.Esperança/7 de Abril – Barra;
Sussuarana – Barra R2
Cabula VI – Ondina
Brotas – Lapa;
Trobogy – Lapa;
Base Naval/São Thomé/Escola de Menores-Lapa.

* Linhas de ônibus (31/3)
Para as pessoas que vão, neste domingo (31), pular e dançar ao som do trio de Ivete Sangalo e dos desfiles dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê, na Barra, serão 21 linhas com destino ao bairro, todas prolongadas até as 2h da manhã de segunda-feira (1º):
Pirajá – Barra;
Marechal Rondon – Barra;
Vista Alegre – Barra;
Fazenda Grande do Retiro – Barra;
Ribeira – Sabino Silva;
Paripe – Barra;
Mirante de Periperi – Ondina;
São Caetano – Barra;
Praia do Flamengo – Campo Grande;
Aeroporto – Praça da Sé;
Duque de Caxias – Barra;
IAPI – Barra
Santa Cruz – Campo Grande R2;
Tancredo Neves – Barra;
Pernambués – Barra;
Pau da Lima – Campo Grande/Barra;
Narandiba/Doron – Barra R1;
Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril – Barra;
Mata Escura – Barra;
Sussuarana – Barra R2;
Cabula VI – Ondina.

Táxi e mototáxi
Haverá pontos em frente ao Shopping Barra, Bompreço do Chame-Chame, no Porto da Barra e na rotatória da Praça Lord Cochrane, além de um ponto extra na Avenida Centenário, na altura do retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

*Intervenções da Transalvador

  • 28/3
    – Compadre de Ogum – Igreja de Santana, Rio Vermelho – trânsito será acompanhado a partir das 20h.
  • 29/3
    – Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica (até a Rua Marquês de Caravelas), e Av. Almirante Marques de Leão (trecho entre o largo e a Rua Dias d’Ávila) – tráfego será interrompido das 17h à meia-noite. Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego sentido Ondina – Barra, a Rua Marquês de Caravelas, Av. Almirante Marques de Leão, Rua Dias d’Ávila, e Rua Afonso Celso. Para quem desejar seguir no sentido oposto, Ladeira da Barra – Ondina, tem como opção acessar a Av. Sete de Setembro, Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Largo do Chame – Chame, e então a Av. Centenário.
    – Cajazeiras X – tráfego será interrompido das 17h à meia-noite.
    – Compadre de Ogum – Igreja de Santana, Rio Vermelho – trânsito será acompanhado a partir das 20h.
  • 30/3
    – Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, na Praça do Campo Grande – trânsito será acompanhado das 9h às 16h.
    – Coreto Hype, no canteiro central da Av. Centenário – trânsito será acompanhado das 10h às 22h.
    – Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos, no Parque da Cidade – trânsito será acompanhado das 12h às 18h.
    – Show Sempre Novos e Baianos com Paulinho Boca, Moraes Moreira e Show com Márcio Mello, no Largo da Mariquita – trânsito será acompanhado das 17h às 22h.
    – Compadre de Ogum, na Igreja de Santana (Rio Vermelho) – trânsito será acompanhado a partir das 20h.
    – Show Bell Marques e Solange Almeida na Praça da Revolução (Periperi) – trânsito será interditado das 17h às 20h. As vias interditadas são Osvaldo Deway, Carlos Gomes, Cristóvão Ferreira, Domingos Pires (entre a Praça da Revolução e Rua Aristides Melo), Travessa Gal. Labatut, Rua Frederico Costa, e a Rua Natanael Palma.
  • 31/3 
    – Feira de Arte e Antiguidades de Salvador, na Praça do Campo Grande, das 9h às 16h.
    – Coreto Hype, no canteiro central da Av. Centenário  – trânsito será acompanhado das 10h às 22h.
    – Cortejo Viva a Rua – Teatro Para Todos, no Parque da Cidade – trânsito será acompanhado das 12h às 18h.
    – Compadre de Ogum – Igreja de Santana, Rio Vermelho – trânsito será acompanhado a partir das 20.
    – Trio elétrico com Ivete  –  Barra/Ondina – haverá interdição do tráfego de veículos na Av. Sete de Setembro (entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, e na Av. Oceânica (trecho entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira, e as transversais) a partir das 13h de domingo até 01h de segunda-feira (1º/4).

    O estacionamento de veículos estará proibido na Av. Sete de Setembro (entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica (trecho entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira, e as transversais), Avenida Centenário, Rua Cezar Zama (trecho compreendido entre a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes), e a Rua Barão de Itapuã em ambos os lados.

    Entre as 15h de domingo (31) até 1h de segunda-feira (1º), haverá sentido duplo de tráfego para acesso de moradores na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e a Rua Barão de Itapuã), Rua Barão de Itapuã, e na Rua Cezar Zama (trecho entre a interseção com a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes). Os veículos que trafegam pelo trecho interditado, oriundos da Ladeira da Barra, deverão retornar no Porto da Barra. Já quem deseja seguir sentido Ondina – Centro, poderão acessar a Av. Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Av. Centenário, Rua Augusto Frederico Schimidt, e Rua Marquês de Caravelas.

    Moradores das vias afetadas pelas alterações, terão como opção, sentido Centro / Barra / Ondina, o Porto da Barra, Avenida Princesa Izabel, Rua Dra. Praguer Fróes, Rua César Zama, Rua Professor Lemos de Brito (Morro do Gavazza), Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, e a Avenida Centenário.

* Barreiras
Serão 11 Barreiras Fixas (BF), das 10h do dia 31 de março de 2019 à 1h do dia 1º de abril de 2019, e seis Barreiras Móveis (BM), a partir das 13h do dia 31 de março de 2019 até 1h do dia 1º de abril de 2019. Confira a lista completa:

– Barreiras Fixas (BF):
BF 01 – Av. Almirante Marques de Leão / Largo do Farol da Barra;
BF 02 – Avenida Oceânica / Rua Dom Marcos Teixeira;
BF 03 – Avenida Oceânica / Rua Alfredo Magalhães;
BF 04 – Avenida Oceânica / Rua Professor Lemos de Brito;
BF 05 – Avenida Oceânica / Rua Marquês de Caravelas;
BF 06 – Avenida Oceânica / Rua Francisco Otaviano;
BF 07 – Avenida Oceânica / Rua Professor Fernando Luz;
BF 08 – Avenida Oceânica / Rua Leoni Ramos;
BF 09 – Avenida Oceânica / Rua Doutor Artur Neiva;
BF 10 – Avenida Oceânica / Rua Carlos Chiacchio (estrutura da PM);
BF 11 – Avenida Oceânica / Rua José Sátiro de Oliveira (parte Baixa);

– Barreiras Móveis:
BM 01 – Avenida Sete de Setembro / Porto da Barra;
BM 02 – Rua Barão de Itapuã / Rua Barão de Sergy;
BM 03 – Rua Cézar Zama / Rua Marquês de Caravelas / Alameda Antunes;
BM 04 – Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Burnier;
BM 05 – Avenida Centenário / Último Retorno;
BM 06 – Rua Professor Sabino Silva / Rua José Sátiro de Oliveira.

Veja programação completa do Festival da Cidade

  • 27 de março (quarta-feira)

14h às 19h Exposição Orixás da Bahia – Espaço Cultural da Barroquinha
19h Bike Nigth (Passeio noturno de bicicleta) – Saída do Jardim dos Namorados
20h Espetáculo “Compadre de Ogum” – Entrada 2 kg de alimentos – Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho

  • 28 de março (quinta-feira)

14h às 19h Exposição Orixás da Bahia – Espaço Cultural da Barroquinha
16h Nova Biblioteca Denise Tavares: assinatura da Ordem de Serviço – Curuzu – Liberdade
16h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 – Acervo da Laje, Plataforma
19h Abertura da Exposição “Coroa de Ouro – Torços e Turbantes” – Casa do Benin
20h Espetáculo “Compadre de Ogum” – Entrada 2 kg de alimentos – Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho

  • 29 de março (sexta-feira)

9h às 18h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019  – Mutirão de graffiti – Plataforma
10h às 17h Exposição “Coroa de Ouro – Torços e Turbantes” – Casa do Benin
14h às 19h Exposição Orixás da Bahia – Espaço Cultural da Barroquinha
19h Estreia do Musical “Sonho de Uma Noite de Verão” – resultado do edital Fábrica de Musicais – Teatro Gregório de Mattos – Centro
19h Concerto Musical do Festival da Língua Portuguesa (FELPO): Participantes: Daniela Mercury, António Zambujo, Saulo Fernandes, Paulo Flores, Ana Moura, Mayra Andrade, Magary Lord, Márcia Freire, Carla Cristina e Márcia Short – Farol da Barra
19h Show Hiago Danadinho, Léo Santana e Deny Dennan – Cajazeiras X – Campo da Pronaica
20h Espetáculo “Compadre de Ogum” – Entrada 2 kg de alimentos –  Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho
20h30 Apresentação do musical “Simplesmente Elas”    Teatro Café-Rubi – Campo Grande

  • 30 de março (sábado)

9h às 12h Diálogos Boca de Brasa – Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 – Vista Alegre
9h às 16h – Feira de Arte e Antiguidades de Salvador – Praça do Campo Grande
9h às 18h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 – Av Beira Mar, Ribeira
10 às 17h Exposição “Coroa de Ouro – Torços e Turbantes” – Casa do Benin
10h às 22h Coreto Hype Especial Aniversário da Cidade – Canteiro central da Av. Centenário
14h às 17h Diálogos Boca de Brasa – Espaço Cultural Boca de Brasa – CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) – Valéria
14h às 19h Exposição Orixás da Bahia – Espaço Cultural da Barroquinha
15h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 –  Travessa da Panta, Garcia
A partir das 15h30    Circuito de minibikes (para crianças)    Salvador Shopping
16h Literatura na Praça: lançamento de bibliotecas nas praças de Salvador – Praça Lord Cochrane – Garcia
19h Sempre Novos e Baianos (Paulinho Boca e Moraes Moreira) e Márcio Mello – Entrada franca – Largo da Mariquita, Rio Vermelho
19h Show Bell Marques e Solange Almeida – Periperi – Praça da Revolução
20h à 0h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 – Programação musical na Praça Dodô e Osmar, Ribeira.

Horário a definir    Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos – 20 atividades nas mais diferentes linguagens    Parque da Cidade
Horário a definir  Troca de Livros do Festival da Língua Portuguesa (FELPO) e bate-papo com autores famosos
Participantes: Itamar Vieira Júnior, Paloma Amado, Ricardo Viel e Sérgio Rodrigues    Praça da Mariquita (Rio Vermelho)
20h  Espetáculo “Compadre de Ogum” – Entrada 2 kg de alimentos – Paróquia de Sant’Ana no Rio Vermelho
20h30  Apresentação do musical “Simplesmente Elas”    Teatro Café-Rubi – Campo Grande

  • 31 de março (domingo)

9h às 16h Feira de Arte e Antiguidades de Salvador – Praça do Campo Grande
9h às 18h Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 – Pintura coletiva no Circuito Águas de Março, na Av Beira Mar, Ribeira.
10h às 17h Exposição “Coroa de Ouro – Torços e Turbantes”  – Casa do Benin
10h às 22h Coreto Hype Especial Aniversário da Cidade – Canteiro central da Av. Centenário
Horário a definir Projeto Viva a Rua – Teatro para Todos
20h atividades nas mais diferentes linguagens – Parque da Cidade
14h às 17h – Escola Bike Anjo – Aprendendo a pedalar – Shopping Salvador
14h às 19h – Exposição Orixás da Bahia – Espaço Cultural da Barroquinha
A partir das 15h Show de Ivete Sangalo e apresentação dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê – Saída do Clube Espanhol e chegada no Farol da Barra.

Fonte: Correio.

SHARE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui