Confira a ordem das atrações do Furdunço e Fuzuê nesse fim de semana

0

A psicóloga Catarina Ribeiro, 23 anos, tem um motivo especial para esperar pelo Furdunço deste ano. “É meu aniversário e não vejo comemoração melhor do que o Furdunço. Pra mim é o Carnaval de verdade, sem corda, sem camarote, só o povo no chão, na rua”, diz animada.

Uma das 85 atrações que passarão pelo circuito Orlando Tapajós (Ondina – Barra) entre o sábado (15) e o domingo (16), Lincoln Sena, também comemora o esquente para a folia. “Tocar no Furdunço é simbólico, porque ele representa um resgate de um Carnaval democrático. Uma festa onde você vê todo tipo de gente, famílias, casais, grupos de amigos.Todas as idades, cores e sabores, e eu me sinto honrado”, afirmou o cantor, que é o líder da banda Duas Medidas.

Para todos que, como Catarina e Lincoln, aguardam ansiosos pela festa no fim de semana, o CORREIO preparou um guia completo, com tudo que você precisa saber para poder curtir a festa. Neste guia, todos os detalhes dos esquemas especiais de trânsito e transporte e, é claro, a ordem das atrações. Confira:

Fuzuê – sábado (15)

Criado em 2016, o Fuzuê valoriza as manifestações culturais no chão, a exemplo das fanfarras, charangas, orquestras e grupos percussivos, resgatando antigos carnavais. Em 2020, serão 37 atrações, que começam a desfilar a partir das 16h.

Para a festa, alterações serão feitas no trânsito, a partir das 13h. Até as 2h da manhã do domingo (16),  o tráfego e o estacionamento serão proibidos nas avenidas Sete de Setembro (entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol da Barra) e Oceânica (trecho entre o Largo do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira).

Os condutores que circulariam pelos trechos interditados terão como opção de tráfego, no sentido Barra/Ondina, a Rua Afonso Celso, Rua Miguel Burnier, Avenida Centenário e Rua Professor Sabino Silva. Já quem transita no sentindo contrário, terá como opção seguir pelas avenidas Oceânica e Centenário e ruas José Sátiro de Oliveira (Morro do Gato), Augusto Frederico Schmidt e Marquês de Caravelas.

Quanto ao transporte público, 21 linhas de ônibus que têm como destino a Barra e Lapa vão operar no sábado (15) com horário estendido, das 12h até 1h do dia seguinte (confira a lista completa abaixo)

Ordem das atrações do Fuzuê

BICICLETAS
BANDA DA GUARDA MUNICIPAL
TIO PAULINHO
OFICINA DE FREVOS E DOBRADOS
CIA DE DANÇA FOLIA DE ERÊ
CIA DE DANÇAS E FOLGUEDOS
GRUPO CULTURAL MANDU
GRUPO CULTURA TERNO DE REIS ROSA MENINA
CARETAS DE CAIRU
GRUPO CULTURAL CONGOS DE CAIRU
CHARANGA DOS TAMIRIZINHOS KIDS
CORAL CANTART CANTA BAHIA
FANFARRA DO BBG
BANDA BIG SHOW
GRUPO FOLCLÓRICO ZABIAPUNGA
CARETA TRADICIONAL DE ACUPE
CHEGANÇA DOS MARUJOS FRAGATA BRASILEIRA
BARQUINHA DE BOM JESUS DOS POBRES
PIERROT TRADIÇÃO DE PLATAFORMA
SAMBA DE RODA SAMBA DE MAROGOGO
MASCARADOS DE MARALEGRIA
FUZUÊ JUNINO
GRAVATA DOIDA
GRUPO CULTURAL BAMBOLÊ
LOROYE ARRIBA
GRUPO CULTURAL LINDROAMOR AXE
CANGACEIROS DE IPITANGA
AFRO OKAMBI
GRUPO CULTURAL IMPERATRIZ
AFOXÉ DARAJU DE ODÉ
COMMANCHES
AFRO MANGABA
BANDA PERCUSSIVA AXE BABA
ESCOLA FILHAS DE FEIRA
GRUPO PAIO DE RUA
BANDA TÔ AÊ
INTEGRAÇÃO DA BAHIA

Furdunço – domingo (16)

A proposta do Furdunço, que vai para a sétima edição, é de levar música em pequenos equipamentos, a exemplo de minitrios e pranchões, para os circuitos oficiais do Carnaval. Na festa deste ano, serão 48 atrações que começam a festa desde as 15h.

No domingo, as linhas de ônibus selecionadas estendem seu período de operação até as 2h da manhã de segunda feira. Já as alterações no trânsito começam às 4h da manhã, quando o estacionamento será proibido No domingo, o estacionamento será proibido na Avenida Oceânica (entre a Adhemar de Barros e o Farol da Barra), Avenida Centenário, Rua Afonso Celso, Cezar Zama (entre a Rua Barão de Itapuã e a Alameda Antunes), e na Rua Barão de Itapuã (em ambos os lados).

A partir das 7h, a proibição acontece na Avenida Oceânica, entre o Cristo e a Avenida Adhemar de Barros; e a partir das 11h, na Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol), Largo do Farol da Barra, Avenida Oceânica (entre o Farol e o Cristo), e na Rua Afonso Celso (entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Professor Lemos Brito).

A partir das 11h, será implementado sentido duplo de tráfego para permitir o acesso de moradores na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Afonso Celso e Rua Barão de Itapuã; na Rua Cezar Zama, entre a interseção com a Rua Barão de Itapuã; e a Alameda Antunes. As medidas acontecem até as 2h de segunda-feira (17).

Ordem das atrações do Furdunço

BICICLETRIO TOCA RAUL
RIXÔ ELÉTRICO
SYLVIA PATRÍCIA &TUKTUK SONORO
PEU MEURRAY
GUIG GUETO
DAKAR PERCUSSIVO
RURAL ELÉTRICA
FORRÓ DO TICO*
MAYRA LINS
MICROTRIO IVAN HUOL
GRUPO A MÁQUINA DO TEMPO DE VOLTA AOS ANOS 80
BANDA MARANA
VIRGÍLIO LISBOA
FORROZEIRINHA
BANDA TÔ AÊ
QUABALES
ARMANDINHO*
A MULHERADA
PAULO RAIO
LUCIANO CALAZANS
JAY TORRES
VITROLA BAIANA
GEOVANNA COSTA
MARCIONILIO PRAD0
AFRODISIACO
MUDEI DE NOME*
LINNOY
DIEGO MORAES
DUAS MEDIDAS (PRANCHÃO)
FITDANCE  (PRANCHÃO MERCEDES)
FAUTÃO E OS MONGAS
FORRÓ SOBEPOEIRA
MARQUINHOS CAFÉ
OS MY FRIENDS
VIOLA DE DOZE
TONHO MATÉRIA
DIAMBA
JUAN E RAVENA
VIVIANE TRIPODI
TAIS NADER
ANA MAMETTO
DANIEL VIEIRA (TRIO ELE)
GERÔNIMO BUZANFAN*
ADÃO NEGRO
KART LOVE
LUCIANO NEVES
ARAKETU
BAIANA SYSTEM

Outras mudanças
Além do horário estendido de ônibus, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 75 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa, divididos para os dois dias. Serão 30 para o sábado (15), no Fuzuê, e 45 para o Furdunço no domingo (16). Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização no Terminal a partir das 19h até 2h30, no sábado, e das 19h30 às 3h45 no domingo.

Linhas do Sistema Complementar de Transporte (Stec) também prolongam sua circulação. Serão 12 linhas (lista abaixo) que circulam das 15h às 1h da manhã, nos dois dias do fim de semana.

Por conta da interdição do tráfego, os itinerários das linhas que trafegam neste trecho sofrerão as seguintes alterações a partir das 13h:

– Linhas que saem do Rio Vermelho com destino à Barra: seguirão pela Rua Osvaldo Cruz, Rua João Gomes, Rua da Paciência, Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira, Avenida Centenário, Rua Frederico Schimidt, Rua Marques de Caravelas, e então fazem o itinerário normal.

– Os ônibus provenientes da Ladeira da Barra e Avenida Princesa Izabel com destino ao Rio Vermelho vão circular pela Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Avenida Centenário, Rua Sabino Silva e depois voltam ao itinerário normal.

– As linhas que na Avenida Ademar de Barros com destino Barra vão seguir pela Rua N, Rua Sabino Silva, Avenida Centenário e seguem o itinerário normal.

– Por fim, os coletivos provenientes da Avenida Centenário com destino para Rio Vermelho retornar após Shopping Barra, Rua Sabino Silva, Avenida Oceânica daí seguem o itinerário normal.

Táxis e mototáxis
Se as linhas de ônibus não forem a escolha do folião, é possível chegar de táxi e mototáxi para os primeiros dias de festa. Outra opção para o público que participará da folia do Fuzuê e Furdunço é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com bandeira 1 e até 20% de desconto.

Os usuários contarão, também, com pontos de táxi e mototáxis. Os pontos estão localizados no Shopping Barra, no Walmart (Chame-Chame) e Porto da Barra. A Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

Outra opção é utilizar o serviço de mototáxi que ficará à disposição da população no ponto especial implantado na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi.

Linhas de ônibus da região do circuito com tempo de circulação ampliado (Fonte: Semop)

Linhas de ônibus até a Lapa também aumentam o tempo de circulação (Fonte: Semob)
Linhas do Sistema Complementar de Transporte (Stec) também têm itinerário prolongado (Fonte: Semob)

 

CORREIO DA BAHIA

SHARE

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui