Míssil atingiu avião que caiu na Ucrânia, segundo inteligência dos EUA

0

27xfqf9p1a_14ssjjq5hq_file

O avião da Malaysia Airlines que caiu nesta quinta-feira (17) no leste da Ucrânia foi atingido por um míssil terra-ar, confirmaram fontes dos serviços de inteligência dos EUA citadas pela rede “CNN” e o jornal “The Washington Post”.

As fontes não puderam determinar, no entanto, a origem do projétil que derrubou o avião, um Boeing 777 procedente de Amsterdã e que estava a caminho de Kuala Lumpur, com 295 pessoas a bordo.

A região de Donetsk, onde o avião caiu, está tomada por insurgentes pró-russos desde o início dos conflitos na Ucrânia, em fevereiro deste ano.

Enquanto não se sabe as razões pelas quais o avião caiu, fontes dos governos da Ucrânia e da Rússia se acusam pelo acidente. Agências russas afirmaram que o alvo de um suposto míssil ucraniano que derrubou o avião da Malaysia Airlines seria o avião de Putin, o presidente russo, que retornava do Brasil. Por outro lado, o premiê da Ucrânia afirma que a “catástrofe” foi uma ofensiva dos rebeldes russos.

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou, em um pronunciamento nesta quinta-feira, que o governo dos Estados Unidos prestaria todo auxílio às famílias dos passegeiros e empenharia suas forças para descobrir o que aconteceu com a aeronave. Fonte: R7.

SHARE