Na noite fria de quarta-feira, em Porto Alegre, o Bahia venceu o Internacional por 2 a 0, em partida pela Copa Sul-Americana. Com o resultado, o tricolor pode até perder por 1 a 0 a partida de volta, que acontece na próxima quinta (04), às 22h, na Fonte Nova.
O tricolor quebrou um tabu de 25 anos sem vencer o adversário no Beira-Rio. A última vitória foi curiosamente em um torneio continental. Na Taça Libertadores de 1989, o Esquadrão bateu o Colorado por 2 a 1, com gols de Gil e Zé Carlos.
Poupando alguns jogadores, o técnico Gilson Kleina escalou uma equipe diferente com o lateral Diego Macedo atuando no meio-campo.
Com o triunfo, o Bahia completou sete jogos de invencibilidade. O último revés foi justamente contra o Inter no dia 26 de julho. Além disso, a forte defesa não sofre gols há três jogos.
A primeira etapa começou e o Inter, atuando em casa, partiu para cima do tricolor. Tanto que logo no primeiro minuto da partida, Valdivia chutou de longe e a bola foi no travessão de Marcelo Lomba.
Porém, aos 10 minutos, o zagueiro Paulão derrubou Henrique dentro da área, mas o árbitro uruguaio Christina Ferreyra não assinalou a penalidade máxima.
O Esquadrão de Aço igualou a partida, se defendendo bem e saindo em velocidade para o ataque. Em uma dessas jogadas, Rafinha arrancou pela direita, cruzou na área, mas a defesa adversária afastou. Na sobra, Emanuel Biancucchi pegou de primeira, mas a bola passou rente a trave de Dida. No primeiro tempo, o Inter colocou duas bolas na trave de Lomba.
Quando o primeiro tempo já se encaminhava para o fim, Emanuel cobrou escanteio e Lucas Fonseca subiu e cabeceou para o fundo da rede do Colorado. O tricolor foi para o intervalo com a vantagem.
No início da segunda etapa, o Bahia ampliou o placar. Henrique fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro na área e Diego Macedo, antecipando a defesa, marcou.
Após o gol, o tricolor continuou dominando a partida. O Internacional tentava chegar, mas com uma marcação adiantada, o jogo ficou sob o controle da equipe de Gilson Kleina.
Por Yancey Cerqueira
Discussion about this post