A educação na gestão publica é uma área prioritária, cada gestor/a deve fazer investimentos que reflitam na melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais. Escolas equipadas e reformadas, materiais didáticos inovadores, inclusão digital e valorização dos/as profissionais em educação dentre outros, terão reflexos visíveis na aprendizagem dos estudantes.
Acredito que existindo investimentos na educação, os reflexos são observados também nos resultados do IDEB – índice de desenvolvimento da educação básica, sistema de avaliação da educação e das escolas do Ministério da Educação. Como será que estão se comportando os números do IDEB na nossa região?
Para cada município, o Ministério da Educação estabelece metas que devem ser alcançadas a cada 02 anos quando a avaliação é aplicada nas cidades. Vamos destacar 03 cidades aqui da região: Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.
Candeias: meta do Ministério da Educação 4,3 – IDEB/2015 alcançado 4,4; São Francisco do Conde: meta do Ministério da Educação 4,1 – IDEB/2015 alcançado 4,5; São Sebastião do Passé: meta do Ministério da Educação 4,4 – IDEB/2015 alcançado 4,1.
Analisando os dados dos 3 municípios, observamos que são Francisco e Candeias tiveram desempenho acima da meta estabelecida pelo Ministério da Educação e São Sebastião do Passé infelizmente não alcançou a meta. Esses dados devem servir como parâmetro para os gestores destas 3 cidades, para que os investimentos continuem sendo feitos na educação.
Ressalto que o bom desempenho ou não no IDEB resulta dos investimentos que são feitos em recursos matérias, equipamentos e na valorização dos profissionais em educação. Existe um conjunto de ações e metas que devem ser perseguidas para que os resultados sejam positivos. Cabe agora, aos novos gestores priorizar a educação das crianças e jovens das suas cidades para que no futuro esses estudantes alcancem o seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade enquanto cidadãos/ãs que podem construir um país melhor.
Por Tânia Portugal
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